Conhecendo os conceitos- parte 2
Ágda, depois da explicação de Hugo, sobre calor e temperatura, resolve questões sobre a referida matéria.
Depois, começa a ver osconceitos de capacidade térmica, escala termométrica e calor específico, e, não entende nada.
- Nossa, preciso ligar para o Hugo .
Na escola, o telefone do rapaz toca ....
- Alô, mãe.
- Tudo bem?
- Sim, meu filho está !!
- Você vai demorar ?
- Um pouco .
- Vou, fazer um trabalho na casa da Rafaela.
- Ah ! Meu amor !!
- Estou com dúvida sobre a matéria.
- Tá bom, vou pedir para minha amiga, Jussara, ir ensinar a senhora, certinho, mamãe ?
- Sim, filho .
- A benção , mãe.
- Deus te abençõe, meu filho .
Ao meio dia Jussara chega na casa do amigo .
- Oi, boa tarde.
- Como a senhora, está?
- Vou bem, obrigada . E você ?
- Bem.
- O que a você está com dúvidas ?
- É sobr alguns significados de termo : capacidade térmica, escala termométrica e calor específico.
- É, muita, coisa, hein !!
- Vamos lá.
- Capacidade térmica é a relação entre a quantidade de calor e a variação de temperatura .
- Vou lhe dar um exemplo .
- Imagine que você está numa cidade perto do mar.
- Que cena linda, minha filha ! 1
- Então, voltando para a explicação ....
- Desculpa, Jú .
- Essa cidade fica muito quente durante o dia , e, fria durante a noite .
- A senhorita sabe o por quê desse processo ?
- Não sei .
- Ela (a água ) troca calor com o ambiente, .
- Ou seja, durante o dia absorve calor, e durante a noite libera calor.
- Certo ?
- Certíssimo .
- Agora vou definir outro conceito, para a senhora .
- Tudo bem .
- O calor específico é uma característica de cada substância .
- Como ?
- Vou simplificar, certo ?
- Sim .
- Esse tal de calor específico deve variar com a temperatura .
- Por exemplo : o ferro tem calor específico , de 0,11 cal/gº C .
- E o do mercúrio é de 0,033 cal/gº C .
Jussara, olha para o relógio e diz :
- Nossa, está muito tarde .
- Preciso ir .
- Por quê ?
- Juju, você não me disse que iria me ensinar todos os conceitos ?
- Claro .
- Mais amanhã, eu tenho prova. Eu não estudei .
- Preciso de uns quinze pontos para ser aprovada.
- Que disciplina ?
- História .
- Ah. Vai lá estudar.
- Boa sorte .
- Obrigada.
Hugo chega em casa, e, se depaa com Jussara saindo .
- Oi, Jú, tudo bem ?
- Joía e você ?
- Bem .
- Ensinou a mamãe ?
- Um pouco, faltou só uma coisa.
- O quê ?
- Escala termométrica .
- Ah, pode deixar que eu explico .
- Tchau, muito obrigado .
- De nada .
- Amanhã, nos veremos na escola .
- Tá bom, beijos .
Hugo vai ensinar sua mãe .
- Oi, mãezinha, chegeui .
- Que bom .
- Vou lhe explicar o que é escala termométrica .
- Uma escala termométrica é a correspondência de valores numéricos que se associam a uma temperatura .
- Existem três escalas termométricas .
- escala Celsius
- A Fahrenheit
- A Kelvin .
- Para transformar as ecalas termométricas , usamos a seguinte relação :
- C/5= F-32/9=K-273/5
- Quer um exemplo, mamãe ?
- Sim, filhote.
- Então, vamos lá.
- Transforme 25ºC para a escala Kelvin .
- C/5= K-273/5
-25/5=K-273/5
- 5=K-273/5
-K-273=25
-K=273+25
- K=298 K
- Agora trnasformar 190 ºC para Farenheit.
- F-32/9= C/5
-F-32/9=190/5
- F-32/5=38
-F-32= 9.38
- F-32= 342
- F=342+32
- F=374ºF
- Entendeu, mãe?
- Sim, muito bem .
autor : João Paulo da Silveira