Termômetros com faixa bimetálica

24/06/2010 18:14

Os termômetros de bulbo são bons para medir corretamente a temperatura, mas são mais difíceis de usar quando o objetivo é controlá-la. O termômetro com faixa bimetálica, em virtude de ser de metal, é bom para controlar as coisas.

O princípio de um termômetro de faixa bimetálica conta com o fato de que metais diferentes dilatam em proporções diferentes à medida que esquentam. Ao unir dois metais diferentes, você pode fazer um simples controlador elétrico, que pode ter boa resistência em temperaturas altas. Este tipo de controlador geralmente é encontrado em fornos. Aqui está o layout geral:

Dois metais formam a faixa bimetálica (por isso o nome). Neste diagrama, o metal verde seria escolhido para dilatar mais rápido que o azul, se o dispositivo estivesse sendo usado em um forno. Em uma geladeira, você poderia fazer o inverso, de modo que, quando a temperatura aumentasse, o metal azul dilataria mais rápido que o verde. Isso faz com que a faixa torça para cima, fazendo contato, de modo que a corrente possa passar. Com o ajuste do tamanho do intervalo entre a faixa e o contato, você controla a temperatura.

Geralmente, você encontrará longas faixas bimetálicas enroladas em espirais. Esse é o layout típico de um termômetro de jardim. Ao enrolar a longa faixa, ela torna-se mais sensível a pequenas mudanças de temperatura. No termostato de uma fornalha, a mesma técnica é usada, e uma chave de mercúrio, colocada no espiral. A chave liga e desliga a fornalha.